Landing page optimization

mensalinho.com » Blog Archive » Ws e Ms

Ws e Ms

Por André Nakamura

Conforme prometido, resolvi fazer um pequeno artigo sobre o “W” ou no caso invertido o “M”. Essa figura é muito interessante pois normalmente aparece em topos ou fundos. Para ilustrar a explicação, escolhi GFSA3 diário.

Abaixo no gráfico, temos marcado com uma bomba, no dia 02/05/08 o início da crise do crétido imobiliário americano, quando o mercado atingiu a máxima desse ativo em 41,53. Vejam que o mercado começou a cair, e foi caindo com repiques, até o dia 21/11/08 no valor de 6,56. Nesse valor o mercado começou a recuperar até 9,55 no dia 27/11/08, e voltou a cair. Aparentemente, seria apenas um repique e o mercado continuaria caindo, mas quando chegou próximo ao valor de 6,56, o mercado considerou esse um suporte forte e antes de chegar ao valor de 6,56, o mercado já reagiu. O suposto repique, em 9,55 virou uma resistência, mas o mercado vem mais forte dessa vez, e rompe o 9,55. Agora temos um W.

Note que o W não precisa estar exatamente com 2 fundos no mesmo valor, ela as vezes pode estar um pouco acima ou um pouco abaixo.

Tendo o eixo do W rompido em 9,55, o ativo tem como objetivos as resistências deixadas durante a queda. E ela acaba subindo até 13,00 que é uma resistência no INTRA. Depois disso, volta a cair até 9,55 que é um suporte, volta pra 13,00 que é resistência, e agora sobe um pouco mais indo pra 14,32, e por fim volta a cair. Agora temos um M, com o eixo nos mesmos 9,55. Ele perde o eixo de 9,55 e vai buscar os objetivos nos suportes deixados pela alta, o primeiro objetivo era em 8,50 no GAP deixado pelo W. Chegando em 8,50, o ativo fez outro W, marcados pelos números 4, 5 e 6. E assim, torna a subir.

Quando olhamos pro mesmo gráfico mas no período semanal. Vejam o que temos… Outro W, maior com eixo em 14,32. Isso é, os pequenos Ws e Ms formado no diário, formam topos e fundos, e no gráfico semanal, acabou desenhando um outro W maior.

Deixando a teoria de lado, a prática que uso para essa figura é a seguinte: quando o candle fecha acima do eixo do W, faço minha entrada no final do pregão. Deixo o meu stop loss abaixo da mínima do candle que rompeu o eixo, e procuro os objetivos que esse W ou M tem, de modo a localizar os pontos onde pode a vir aparecer outras figuras, padrões de candles, recursos que indiquem mudança na tendência ou quando o ativo depois de um W e uma alta (ou o inverso para o M), começa a perder os suportes e assim finalizar o meu trade.

PS: Procurei explicar o mais detalhado possível como funciona a figura de W e M, mas caso não tenham conseguido entender ou tiverem dúvidas não deixem de perguntar.

18 Comentários em “Ws e Ms

  • 1
    Alexandre
    maio 11, 2009 23:13

    Andre
    quanto custa a aula???
    Sabe que tem gente que cobra caro por isso,ne?!kkkkkk
    Ta bem explicadinho….
    Abraço
    Alexandre

  • 2

    maio 12, 2009 10:52

    Alguem sabe o que aconteceu com a Perdigao?? +12% logo no inicio do pregao!

  • 3
    Kodama
    maio 12, 2009 11:10

    Zé,

    É o efeito Sadigão

    A midia dá como certa a conclusão da fusão com a Sadia. Não vai haver dinheiro novo, só troca de ações.

  • 4
    André Nakamura
    maio 12, 2009 14:48

    Valeu Alexandre !

    Kodama, gostei do nome Sadigão ! rs melhor q Perdigadia !
    Mas é isso, noticia de fusão sempre gera esse alvoroço ! Mesmo com esse mercado ruim.

  • 5
    Kodama
    maio 12, 2009 18:34

    André,

    “Perdigadia” seria horrivel.
    Derruba o ativo no primeiro dia de negociação.

  • 6
    Alemão
    maio 12, 2009 20:02

    Valeu André, isso que eh uma explicacao sobre um assunto.Eu nao tinha lido nada a respeito do W e M, mas agora com essa consegui entender, muito bem explicado, obrigado.

  • 7
    Alemão
    maio 12, 2009 20:35

    Entao André, vejamos grafico da tble3 diario, parece estar formando um M com eixo em 17,20 caso rompesse, seu objetivo seria 17 e depois 16,13 eh isso?

  • 8
    Alexandre
    maio 12, 2009 20:52

    Alemão
    esse M na TBLE3 ta meio bizarro.
    da uma olhada em BRAP4 (60 ou 120minutos)se perder o eixo nos 27,10 o objetivo vai ser:
    fechamento do gap em 26,75 / 26,0x / 25,55 / 25,10.
    Ta certo Andre???????kkkkkkkk

  • 9
    Alemão
    maio 12, 2009 21:05

    Bizarro pq Alexandre? Eh uma formacao de M, talvez estou confundindo eixo, p mim achei que seria o fundo do meio do M, entao veja como eixo o inicio dele nos 17.Pelo menos no meu grafico esta formando um M.

  • 10
    Alemão
    maio 12, 2009 21:37

    Eu disse que está formando um M, nao disse que está formado,claro que p completar a formacao a acao teria que vir nos 17, vai me dizer que nao formará um M dai? (grafico diario)

  • 11
    Alexandre
    maio 12, 2009 21:42

    Não Alemão
    o eixo esta certinho….e suas projecoes tbm…
    porem, o objetivo fica mto perto do eixo.então pensando em venda, não valeria a pena.Mas seu pensamento esta correto.
    Se vc olhar no intra da BRAP4 vai ver que os objetivos ficam mais longes…então vale a venda.sacou?!
    Certo Andre?????
    Lembrando que a brap4 no diario, tem um cup & handle rompido.que joga o papel pertinho do TH.
    Conhecia essa Andre?!?!?!hehehehe.Essa e pouco comum mesmo.
    Abraço.

  • 12
    André Nakamura
    maio 13, 2009 03:48

    Kodama,
    Concordo com vc, vai pro buraco com um nome desses. rs

    Alemão,
    É isso mesmo que vc analisou ! O M e os objetivos estão certinho ! Mas caso fosse pra operar mesmo, vale o sábio conselho do Alexandre, com um objetivo tão perto, fica muito risco e pouco lucro, nesse caso seria mais interessante esperar o papel perder os 17,00 ai sim seria bom !

    Alexandre,
    Se vc diz que são esses valores pra BRAP4, quem sou eu pra discutir ! ahahahahahah ! Mas os meus valores foram esses mesmo ! Por sinal, bem lembrado da distância do objetivo !
    Cup & Handle ?! Esse não conheço não !! Quer fazer um artigo ?? ahahahaha
    Abraço

  • 13
    Alemão
    maio 13, 2009 10:41

    Eu tbm concordo com vcs, eh muito perto mesmo, mas so tomei como exemplo p ver se meu raciocinio estava certo.Ha um exemplo bom em vale5(pequeno tbm) primeiro um M em 9 abril, cujo eixo nao foi rompido em 29, depois um W com eixo em 30,55 e qdo rompeu foi la p cima,legal isso ai , bom mesmo.Só mais uma coisa, o eixo eh visto com a sombra ou sem?

  • 14
    André Nakamura
    maio 13, 2009 17:10

    Sombra conta também !
    Temos alguns Ms perdidos hoje ! Olha VALE5 nos 60′.

  • 15
    Andre Nakamura
    maio 18, 2009 09:55

    Não estou conseguindo inserir imagem pra postar. Espero logo conseguir.
    De qquer modo, com o mercado sem tendência, o negócio é esperar.

  • 16
    mensalinho.com
    maio 18, 2009 16:18

    Se não conseguir manda um e-mail pra mim ;)

  • 17
    Andre Nakamura
    maio 20, 2009 19:35

    Ainda não consegui resolver o problema. Então… Mensalinho HEEELLLLPPPP ! :)

    Voltando ao que interessa, DJI e IBOV soltaram um candle feio demais ! Em cima da resistência, mesmo os indicadores ainda sinalizando compra, o negócio é ajustar os Stop Loss. Não estou botando muita fé nesse mercado. E já que ainda não consegui postar um novo assunto, quem sabe um M não está em formação sendo hoje o 2o. topo ?! rs

  • 18
    Andre Nakamura
    maio 20, 2009 19:40

    Lembrando tb que ese valor é 50% da Fibo.


Deixe seu comentário