Landing page optimization

mensalinho.com » Blog Archive » Será bolsa de valores um investimento de longo prazo????

Será bolsa de valores um investimento de longo prazo????

ibovespa09-04-08.jpg

Esse gráfico eu peguei do site do professor Humberto dos Santos.(economista e excelente em análise técnica.)Será que bolsa de valores é realmente um investimento de longo prazo?O professor Humberto, assim como eu, discorda.Olhem os gráficos e tirem suas conclusões.

 ”Ações não é investimento de longo prazo. Isso é conversa de vendedor de fundo e clube de investimento.
Os gráficos falam por si.” Professor Humberto dos Santos.

Deixaremos de lado Warren Buffett ” o homem mais rico do mundo” na época que ele começou a comprar ações o mercado não era como o de hoje, queria ver ele começar a colocar dinheiro na bolsa hoje e esperar 30 anos para ver o resultado. Não achem que sou o dono da verdade, pois realmente não sou.Isso é apenas minha opinião.

E vocês amigos do blog o que acham????

por Alexandre.

55 Comentários em “Será bolsa de valores um investimento de longo prazo????

  • 1
    MSN'T
    abril 12, 2008 21:55

    Eu acredito que o investimento seja para longo prazo, ou seja investir sempre… Agora colocar $$$$ na bolsa e esquecer jamais… O ideal é deixar um $$$$ disponível para as crises como em dia de pânico, quando todos vendem acreditando que o mundo vai acabar…. Comprar ativos de empresas sólidas e que vc acredite que vá existir daqui a 10 anos… Como Petro e Vale, mesmo assim para buy and hold e vender quando os stops dispararem… Agora acreditar em empresas como Telebrás, Gradiente e outras… Tá pedindo pra sair do mercado…

  • 2
    Alexandre
    abril 13, 2008 08:30

    Boa MSN”T, concordo com você!!!
    Só acho que não devemos pensar em 10 anos na frente pois a empresa vai existir, mas quem sabe nos não estaremos mais aqui.(caraca,agora fiz igual Machado de Assis)
    Mas concordo com você principalmente sobre os STOPS.
    Abraço

  • 3
    MSN'T
    abril 13, 2008 10:07

    Alexandre, concordo com você!!!
    Ao futuro à Deus pertence, a vida passa e os bens materiais ficam, mas devemos reservar algumas cenouras nesse período e ainda vivenciar a cada momento com sabedoria e muito $$$$ na conta, afinal lucro bom é lucro no bolso…
    Abraço.
    ___________________________________________________
    Essa semana temos a reunião do Copom, acredito em um aumento de 0,25% na Selic. Confira a agenda para esta semana:http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1054151&path=/investimentos/
    Bons negócios a todos…

  • 4
    alex123vr
    abril 13, 2008 19:05

    Beleza MSN’T
    legal vc participar aqui do blog.
    Valeu

  • 5
    márcia
    abril 13, 2008 19:27

    o que vocês acham da Ecod3? Estou com 30% de prejuízo nela. é melhor vender? me ajudem.
    obrigada.

  • 6
    alex123vr
    abril 13, 2008 20:04

    Marcia,
    para começar, tenha calma!!!
    graficamente a ECOD3 esta em tendencia de alta no curto prazo.entao a melhor coisa é segurar!!!para diminuir o seu prejuizo.No medio prazo ela não tem tendencia o que não é mto ruim.(nem mto bom)hahaha
    Mas de começo vc deve segurar.
    Vou passar a colocar analises desse papel aqui.Pois tem mta gente que faz pergunta sobre ele.(Não sei porque,pois tem coisa melhor no mercado)mas vou passar a acompnhar ele tbm.
    E outra coisa nunca deixe de colocar STOPS.
    Abraço

  • 7
    MSN'T
    abril 13, 2008 20:27

    Alex123vr, acompanho este blog desde quando o Maurício era blogueiro como nós e ser convidado pelo Mensalinho para postar…Mensalinho, Baião, Codeço, CJB e Alexandre juntos somam todos os dias, aprendi muito aqui, são pessoas extremamente inseridas nesse mercado doido do nosso dia dia… Sempre quando posso, dou uma conferida… Penso que investir LP, quer dizer acompanhar sempre… Seguir a tendência… e nunca acreditar em preços alvos de corretora, isso é como se fosse uma indicação forçada, para depois desovar nos incautos… Afinal por onde anda o Maurício?

  • 8
    alex123vr
    abril 13, 2008 21:11

    Caraca,
    Tipo assim…
    alex123vr e Alexandre são a mesma pessoa….Resumindo Eu…Alexandre e alex123vr.
    Nos dias se semana como estou no computador do escritorio,aparece Alexandre e no fim de semana aparece alex123vr pq estou no notebook.
    Mas é verdade o Mauricio sumiu….
    acho que o mensalinho vai saber responder melhor….
    vou tentar trocar isso aki para aparecer sempre Alexandre.

  • 9
    Alexandre
    abril 13, 2008 21:15

    ahahahah.Consegui
    não achei que era tão facil.
    Agora eu sou o mesmo Alexandre e alex123vr.Agora ta facil.
    Abraço

  • 10
    MSN'T
    abril 13, 2008 21:58

    Valeu Alexandre ou Alex123, no momento não sei qual das duas personalidades vc se encontra… kkkkkkk
    _____________________________________________
    No momento Ásia no vermelho futuros Nikkei -3,07…
    Abraço.

  • 11
    JR
    abril 14, 2008 00:08

    Alexandre, vc acha que vale uma entrada na LAME4 neste momento ?

  • 12
    Carlos Valle
    abril 14, 2008 09:27

    A verdade é que atualmente a Bolsa é bom negócio sómente para os profissionais do ramo, corretoras e pessoas que estão lá dentro. Se vc comparar preços de um ano atrás com os de hoje verificará que a maioria caiu de preço e acho que a quantidade de pessoas que tiveram prejuizo de 12 meses prá cá é enorme….Mas como no mundo tem que haver trouxas para haverem espertos sempre vai ser assim……….

  • 13
    Alexandre
    abril 14, 2008 09:35

    JR,no momento não vejo com entrar em LAME4.
    ######
    Carlos Valle,vc tem razão!!!mercado financeiro é para profissional.isso é um trabalho como outro qualquer.
    #####
    MSN’T agora vou ser sempre Alexandre.
    #####
    Valeu

  • 14
    guns
    abril 14, 2008 10:10

    a semana começo ruim ….rsssss

  • 15
    Felipe Salvini
    abril 14, 2008 10:42

    Eu acredito no longo prazo. E o grafico que vc mostrou é dos ultimos 6 meses. 6 Meses nao é longo prazo. Coloca os ultimos 5… 10 anos. :D

    Vc pegou pontualmente uma crise…

  • 16
    Alexandre
    abril 14, 2008 11:32

    Felipe Salvini,
    curto, medio ou longo prazo,depende de investidor para investidor.Tem gente que acha que 1 semana e longo prazo.Para mim 6 meses e longissimo prazo.Tem gente que acha que 6 meses e curto prazo.
    Mas o que realmente acho e que longo prazo não existe….a empresa pode existir e dar lucro mas vc pode não estar mais aki pra pegar isso.
    Mas o objetivo e realmente esse…

  • 17
    Alexandre
    abril 14, 2008 11:34

    Galera
    TEM AGULHADA NA RAPT4.
    Deem um olhada nesse papel.

  • 18
    Cleidson
    abril 14, 2008 12:20

    Alexandre será q a agulhada já não aconteceu?????

  • 19
    Alexandre
    abril 14, 2008 12:25

    Cleidson
    aconteceu hoje.

  • 20
    Parucker
    abril 14, 2008 12:31

    Mas Warren fala para investir em poucas empresas sólidas e com bons fundamentos economicos para que dêem bons resultados futuros, que eu lembre que li no ‘Tao de Warren Buffet’
    E o grafico mostrado pelo que vi é do iBov, que é uma cesta de ovos grande. Teria que ser feita analise apenas de Petro e Vale como já foi citado. Incluir ai também, Gerdau, CSN, Ambev.
    Isolar cada empresa e ver seus rendimentos nos ultimos 3,5 ou 10 anos.
    De acordo com este ppt: http://www.gerdau.com.br/updatetool/DownloadCenter/_fls/_dwn/540_1.ppt

    A Gerdau nos ultimos 10 anos rendeu mais de 1000% enquanto o ibov ficou em 66%.

  • 21
    guns
    abril 14, 2008 12:55

    sobre wege3 , alguem sabe pq ela caiu tanto ???

  • 22
    Alexandre
    abril 14, 2008 12:55

    tem coisa na PETROBRAS

  • 23
    Alexandre
    abril 14, 2008 13:03

    CARACA petro ta subindo 6%

  • 24
    Cleidson
    abril 14, 2008 13:18

    A Petrobras fechou com as empresas norueguesas de petróleo Seadrill e MPF dois contratos cujos valores combinados podem superar cinco bilhões de dólares, anunciaram as companhias nórdicas.

  • 25
    Alexandre
    abril 14, 2008 13:39

    Cleidson não foi isso não.

    Petrobras dispara com possível descoberta de área maior que Tupi.

  • 26
    Cleidson
    abril 14, 2008 13:53

    Alexandre, tb li essa notícia!!!!no momento a volaticidade é tremenda!!!!!!

  • 27
    Cleidson
    abril 14, 2008 13:54

    O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou hoje que a área chamada “Pão de Açúcar”, localizada na Bacia de Santos, pode acumular até cinco vezes o volume de petróleo encontrado pela Petrobras no campo de Tupi. Segundo ele, informações preliminares das empresas concessionárias que estão operando na área indicam que este volume poderia chegar até 33 bilhões de barris de óleo recuperáveis

  • 28
    Alexandre
    abril 14, 2008 14:02

    realmente a volatilidade esta grande…mas pq tem resistencia em 84,70

  • 29
    grow
    abril 14, 2008 14:32

    agulhada na whrl4 mas olha o candle de hoje… e agora alexandre? rss

  • 30
    Alexandre
    abril 14, 2008 14:37

    grow essa agulhada foi quinta-feira!!!e so existe agulhada em papel com pelo menos um bom volume.e não com papel que tem apenas 19 negocios por dia

  • 31
    guns
    abril 14, 2008 14:58

    petrd80 vale a pena entrar
    ??? q vc´s acham ???

  • 32
    Alexandre
    abril 14, 2008 15:13

    guns
    cuidado com a resistencia da petro em 84,70.principalmente com opçoes

  • 33
    grow
    abril 14, 2008 15:29

    eu sei q foi quinta. Mas observando os graficos “pós agulhada” percebe-se que eles continuam sua força por algum tempo. Quanto eu volume, eu concordo com vc.

    O Lupa3 eu to de olho no fechamento dela.

  • 34
    grow
    abril 14, 2008 15:29

    cpfe3 e Klbn4 estao com cara de fazendo pivozinho de alta. O que acha?

  • 35
    Alexandre
    abril 14, 2008 16:08

    grow,
    eu não acompanho esses papeis

  • 36
    guns
    abril 14, 2008 17:54

    ALEXANDRE …PARABENS VC ACERTOU DE NOVO RAPT4 …
    Sempre qdo tiver essas agulhadas nao deixe de nos avisar…

    ABC …

  • 37
    Alexandre
    abril 14, 2008 18:39

    Guns,
    ainda não….entrei no papel a 14,80
    ele ta em 14,95
    isso tem que melhorar!!!!

  • 38
    corradi
    abril 14, 2008 22:00

    Olá boa noite! estou compradissimo em BBas3 a 28,58( 1,5) e não parou de cair -26,48% em um mes! tá duro de aguentar alguem opina?? sair agora é muito ruim.. pior perdi referencia de stop…pois não o coloquei de entrada;agora é tarde. hoje -3%=22,70.

  • 39
    Alexandre_G
    abril 14, 2008 22:55

    Corradi
    Tô acompanhando a bolsa “de fora”, já estou vendido há meses, se eu fosse vc caia fora tb.
    Faz o seguinte: se amanhã abrir em alta saia vendendo (Asia abriu em alta). Depois, acompanhe o mercado, conforme ele vai caindo vc compra e logo adiante vende na volatilidade, essa é uma maneira de diminuir a paulada!
    Eu acho que 2008 não vai dar bolsa não, vai empatar com o CDI.
    Abraço.

  • 40
    Alexandre_G
    abril 14, 2008 22:56

    Desculpe é CDB!

  • 41
    Ivan
    abril 14, 2008 23:35

    Corradi, tbm estou no bbas3, aqueles fdp me iludiram no ipo, tenho 1500 ações que vou vender só quando pelo menos chegar nuns R$ 26,xx, vou tomar um preju violento, calculando dá uns R$ 3000,00, vou esperar até junho ou julho, até lá deve subir, até porque tá meio sem lógica tantas quedas;
    Ivan

  • 42
    corradi
    abril 15, 2008 10:24

    Ok ,Alexandre e Ivan obrigado pelo apóio ,mas que tá danado isto está!

    Nunca vi tamnho tombo ;mas a inexperiencia vai formando a tão sonhada experiencia….

  • 43
    herval
    abril 15, 2008 15:19

    O “professor” Humberto vive de dar cursinho. E cursinhos, como voce bem sabe, não agradam quem quer ganhar dinheiro de verdade com o longo prazo pois soh ensinam uma coisa: como dar seu dinheiro para a corretora e perder todos os cabelos de estresse. Basta acompanhar o blog do professor (ou de varios outros mães-diná do curto prazo) e ver que eles erram em MUITO MAIS de 50% das vezes. Faça as contas e voce entende se vale a pena cair nesse engodo…

    Veja a lista dos mais bem-sucedidos investidores de qualquer bolsa do mundo - nao estou falando de Warren Buffet, mas sim da grande maioria dos investidores. Pouquissimos operam em curto-prazo, e os que o fazem nao recomendam…

    Curto prazo eh pra mercados alavancados (indices, moedas)…

  • 44
    Alexandre
    abril 15, 2008 15:31

    Legal seu comentario Herval.
    Mas para começar,não sou investidor….sou analista técnico ou gráfico, da maneira que você quiser….E tem uma coisa,eu acerto mto mais de 50%.
    Em relação ao “professor” Humberto,nem conheço….so coloquei esse gráfico pois recebi de um amigo por e-mail que falou isso.Agora se ele erra mto mais de 50% eu não tenho nada com isso.
    Em relaçao a mercados alavancados vc tem razão.Porém com açoes, com certeza funciona.
    Mas legal termos opiniões diferentes aki no site.
    Abraço
    escreva mais vezes…..

  • 45
    Alexandre Mazzei
    abril 30, 2008 09:25

    È importante lembrar que em 1988, 73,66, os preços das ações nao estavam a esse nível, entao, investimento a longo prazo eh viavel sim, o problema eh o ponto de entrada, nos estamos com ibovespa na marca dos 65000 entao provavelmente nao eh hora de entrar na bolsa para LP.
    Com relaçao a graficos acima, cuidado.
    As açoes sofrem desdobramentos e isso mascara os resultados.Veja o exemplo da vale5,foi desdobrada e se voce for ver pelo grafico mal trabalhado ela esta com um prejuizo a partir de julho de 2007, o que nao eh verdade.
    A açao era 54 reais nessa data, chegou proximo de 90 e se tor nou duas de 40. Quem esta com ela desde esse tempo sabe que quase dobrou o capital.
    O mesmo acontece com a Petr4 que era 46 na crise do subprime e ela esta 41 agora mas sofreu desdobramento, entao , voce ficou com duas de 40, sendo o total 80,.
    Com relaçao a ECOD3, tive prejuizos com ela, se quiser venda e aplique em outra, mas se quiser a longo prazo, verifique seus fundamento e indices como P/L ou Yield.
    Como o investimento eh a longo prazo nao tenho omo provar que estou certo, soh daqui a 6 anos.rsrsrsr
    longo prazo da em media 18% a.a

  • 46
    Alexandre
    abril 30, 2008 13:21

    Alexandre,td bem?
    Primeira coisa,esse grafico não é da VALE5,esse grafico é do IBOV.
    Segunda ,essa parada de desdobramento não mascara em nada os graficos.Pois todos os dados são mudados de acordo com o split.E terceira
    o IBOV está no mesmo nível que em julho de 2007.
    Quarta,para mim,digo para mim,o longo prazo não existe pois não sei se estou vivo amanha.
    Abraço

  • 47
    Alexandre Mazzei
    maio 3, 2008 18:04

    Oi xará. tudo bem.
    Perfeita a sua citação´. O ibov está aí mesmo. O gráfico está correto.Desculpe o erro.
    Entendo o seu raciocínio, pois já fui um trader diário.
    Você está com razão no que diz respeito ao que você quer para você.Pois você quer retorno imediato. Então, longo prazo, não é o seu tipo de investimento mesmo.Também não é a sétima maravilha, pois como falei 18% a.a. em média.
    Para investir a longo prazo, deverá escolher empresas sólidas, por isso o meu exemplo da VALE5.
    Posso dar outros exemplos, como Petr4, estava a 44 no meio do ano de 2007 e agora está 42 com desdobramento, ou seja, para o investidor que manteve, que é meu caso, 84, pois tenho o dobro.
    Outro exemplo, CSN, 42 no final de 2006 e está 72 com desdobramento, o valor real para mim seria 144. Uma pena, nesse caso eu vendi.
    Posso dar vários exemplos de empresas sólidas…
    Mas é claro, só empresas sólidas, no melhor ponto de compra, ou próximo a esse ponto, na melhor relação P/L, e no melhor ponto de entrada, com IBOV baixo.
    Não é exatamente, comprar e segurar, Buy and hold, pois nesse caso, concordo com você.
    Um grande abraço para você e sucesso nos trades.

  • 48
    Alexandre Mazzei
    maio 3, 2008 18:32

    Desculpe, esqueci de comentar que nas crises estas empresas “sólidas’ são as primeiras a despencar, nesse caso, amigos investidores LP, cuidado, ajuste bem os STOPs.

  • 49
    Alexandre Mazzei
    maio 4, 2008 01:09

    Um problema em relação ao índice Ibovespa é que ele muda também.Em 2007, faziam parte 59 ações.
    As principais eram as ações da Petrobras (PETR4), que tinham um peso de quase 14%, e a Vale do Rio Doce (VALE5), com cerca de 9%.
    http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL73388-9356,00.html
    Já em 2008, são 66 ações e se voce analisar, o percentual de importancia da Vale5 mudou para 12,7%.
    É um índice bom, eu uso, mas tem algumas mudanças significativas, através dos tempos.

    Só quero ajudar, um abraço.

  • 50
    Alexandre
    maio 4, 2008 11:21

    Beleza,Alexandre Mazzei
    prazer ter vc aqui no blog.Tente fazer comentarios diarios….
    Valeu Alexandre
    Abraço

  • 51
    Luana
    maio 5, 2008 21:45

    Investimento na bolsa agora depende dos objetivos. Curto prazo ou Muito LP.
    Os preços estão bem inflacionados e acredito que durará pelo menos alguns dias,com algumas correções, é claro.

  • 52
    Alexandre Mazzei
    junho 8, 2008 19:41

    Curto Prazo
    Com essa volatilidade toda, o investimento de curto prazo é mais interessante sim. Existem carteiras de grafistas com 16% de lucro só no mês de maio e com bons pontos de entrada agora em junho.
    Ainda estou no LP, então, espero…espero… e espero um pouco mais…bem mais.
    Uma de minhas ações a LP atingiu o preço alvo e comecei a sair aos poucos, e agora estou recompondo minha carteira, estou com mais ações do que tinha antes.
    Para essas carteiras de CP tem que estar sempre atento ao mercado e com tempo para acompanhar,pois existem pontos de saída críticos que nunca deverão ser descartados, pois se não sair trará prejuízos significativos a esta performance excelente de curto prazo.
    Abraços

  • 53
    Raoni
    junho 24, 2008 18:56

    Bom dia,
    trabalho na mesa de operações da Eum corretora de valores e me interessei bastante pela sua página. Estruturo operações para clientes PF e PJ e estou procurando parceiros na internet que possam me indicar novos clientes. Gostaria de propor uma parceria que se baseia no incentivo financeiro por cadastro que o senhor pudesse me enviar e fosse efetivado com sucesso na corretora. Peço, por favor, entre em contato comigo para podermos negociar de forma mais formal.
    Tel: 3525 3510
    Cel: 7464 0464
    E-mail: raoni@eum.com.br
    Obrigado pela atenção.
    Raoni Going.

  • 54
    Alexandre Mazzei
    julho 12, 2008 22:57

    Raoni
    Pesquisei sobre clube de investimentos…Possui algum? Vejo vantagens para quem é agente autonomo autorizado pela Bovespa.voce é agente autonômo?Caso positivo, poderá ter grandes resultados com clubes e nesse caso poderei te apoiar.
    Acho sua ideia excelente, gostaria de entrar em detalhes por email.ok?
    Apesar do Meu perfil ser atualmente moderado conservador.Estou sempre aberto a novas ideias, mas nesse caso invisto pouco até verificar resultados.

    Enviarei email esta semana.Só farei contato por email.
    Abraços

  • 55
    www.RevistaHomeBroker.com
    maio 25, 2010 16:37

    Convidamos você à participar do lançamento da inovadora Revista Home Broker, voltada para abertura de NOVOS clientes no mercado financeiro e divulgação de atividades do setor de RENDA variável!
    Ampla campanha de lançamento, consulte.

    Aproveite a oportunidade e saia na frente, http://www.RevistaHomeBroker.com

    Email contato@RevistaHomeBroker.com
    Atenciosamente,
    Comercial RHB


Deixe seu comentário