Landing page optimization

mensalinho.com » Blog Archive » As Tulipas da BMF

As Tulipas da BMF

EDITORIAL
As Tulipas da BMF (por Bastter - http://www.bastter.com.br/)

tulipomania_1637.jpgH muitos e muitos anos atrs, na Holanda, houve uma febre de tulipas. Todo mundo queria comprar tulipas e as tulipas passaram a valer mais do que ouro. Toda a economia do pas passou a viver em torno de tulipas.

Os mercadores para poderem ter um preo garantido, j que os preos no paravam de subir, comearam a fazer contratos de opes de compra com os fazendeiros. Aos poucos foram vendo que mais valia vender os direitos do que ter todo o trabalho de transportar tulipas e muitos mercadores passaram a apenas fechar contratos com os fazendeiros e passar estes contratos a frente pelo dobro, pelo triplo do preo.

Aos poucos uma atividade que envolvia um bem real (ainda que inflacionado) foi se transformando cada vez mias em pura especulao, j que quem comprava os direitos dos mercadores, passava adiante mais caro ainda na cidade e assim por diante.

bvio que chegou a hora que os vendedores no conseguiram respeitar suas obrigaes e como que uma corrente a quebradeira comeou. A Holanda quebrou e levou anos e anos para se recuperar da tulipomania. Este um dos mais clssicos exemplos histricos da irracionalidade humana e da euforia nos mercados.

No vivi a euforia dos anos 70 na nossa bolsa, que tanto falam e que to mal terminou o mercado levando quase uma dcada para se recuperar. Um mdico conhecido meu disse que dois apartamentos viraram meio carro em uma semana. Por sorte ele foi aconselhado pelo primo e no vendeu as aes no fundo, pois 15 anos depois valiam o triplo de quando ele comprou. Mas vejam bem, 15 anos depois!

Nos anos 80 novo surto de euforia, que terminou na crise desencadeada pelo cheque do Naji Nahas e levou ao fim da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Nos anos 90 a euforia das privatizaes, os papeis da Telebrs que subiam tanto que no tinha vendedor na pedra. Vieram os Tigres Asiticos, a Rssia, a Bolha da Nasdaq, o 11 de Setembro e amargamos quatro anos de quedas que levou o IBOV duas vezes a redondeza dos 8.000 pontos. Desde o fim de 2002 comeou uma escalada de alta que parece que nunca mais vai parar.

E agora a BMF. Aps o dia da IPO do IBOV, eu no esperava ver algo to intenso. Mas se preparem para a IPO da BMF. Nunca vivi isso. As corretoras no agentam mais, a bolsa no comporta tanta gente. Todos querem uma fatia do bolo e parece que a BMF vai subir 200% em um dia. E pode subir e muito, como tambm no pode.

Mais uma vez, pela terceira vez volto ao mesmo assunto: VOC EST PREPARADO?

Clique aqui para ler este editorial na ntegra.

152 Comentários em “As Tulipas da BMF

  • 1
    Alexandre
    novembro 29, 2007 21:41

    Muito bom esse artigo,ja tinha lido em uma palestra do BASTTER no expomoney do Rio de Janeiro.
    A bolsa acostumou mto mal esses novos investidores que acham que so vai para cima com alguns dias de baixa.
    Ja opero direto na bolsa ha uns 2 anos…mais ai vai uma coisa que o Didi sempre fala umas 50 vezes em seus cursos e palestras.”Mais importante que o ponto de entrada e sempre ter uma estrategia para saida”

  • 2
    Andr
    novembro 29, 2007 22:17

    Muito sbio este artigo, sou investidor desde Jun/06 e j entrei na festa rendendo a muito tempo, mas depois de 1 ano e meio me pergunto a todo momento quando isso vai d pra trs, e quando ser a hora de sair da festa, porque vai chegar um tempo que a festa vai acabar, porque muita gente entrando pra dividir o mesmo bolo.

  • 3
    mensalinho.com
    novembro 30, 2007 00:36

    A hora de sair da festa, sempre em uma perda de LTA :)

  • 4
    Soninha
    novembro 30, 2007 05:25

    O texto sensacional. Seria interessante conversarmos mais aqui sobre “a hora de sair”. Antes que os dois apartamentos virassem meio carro, o que eram? Qual era o contexto? Essa queda passou por 1,9 aptos… 1,8…. 1,7….. antes de chegar em 0,5 carro? (rs).

    Mestre Katayama, esse texto dialoga com aquela sua posio de que a melhor hora de vender nunca.

    Gostaria de ler seu dilogo com esse texto. Abraos e Saudade.

  • 5
    Raphael
    novembro 30, 2007 06:06

    Eu no estou preparado! Opero h alguns meses e sei que definitivamente no estou preparado para perder parcela significativa do pouco que eu tenho disponibilizado para aplicar em aes.

    Eu no confio no Brasil, na BOVESPA, na IPO da BM&F, no Lula etc!

    Justamente por isso, o mximo de tempo que fiquei comprado foi por 2 ou 3 dias. Sobre a IPO da BM&F eu s tenho certeza de uma coisa: o prejuzo no passar de R$ 1.820,00!!!

    Parabns pelo site!

  • 6
    Alexandre_G
    novembro 30, 2007 07:32

    Pessoal bom dia!
    Gostaria de deixar minha opinio sobre esse editorial do site Bastter:
    Apesar da alta recente existe um cenrio de volatilidade e possvel realizao pesada de lucros, o que pode puxar o mercado para baixo (fortemente) nos prximos meses.
    Afinal, so mais de 4 anos de alta, a bolsa de valores no sobe para sempre!
    Eu j estou repensando minha estratgia de longo prazo e planejando meu “hedge” (dlar, ouro e CDB).
    Quem novo de mercado nunca viu uma queda, como a de 2002, quando a bolsa foi de 16 mil pontos a 8 mil em menos de um ano. Eu passei por isso e posso dizer: desestrutura qualquer um… Seria o equivalente hoje a bolsa cair de 60 para 20 mil pontos.
    A todos, boa sorte!
    Alexandre_G

  • 7
    Rubens
    novembro 30, 2007 08:43

    Pessoal, quanto pessimismo ! Nunca devemos esquecer que o mundo evolui e a cada dia os parametros mudam, certeza que os ciclos se repetem, porem em uma frequencia cada vez maior a cada dia. As experiencias anteriores marcam e nos deixam a cada dia mais “cautelosos”. Acreditemos no crescimento e que estamos em um excelente momento com oportunidades a nossa frente, apesar dos itens indesejados citados por nosso colega Raphael (post 5), os quais geram desconfiana em todos ns.
    abraos e excelente sexta-feira a todos…vai ser !

  • 8
    CJB
    novembro 30, 2007 08:59

    Em relao a hj (sexta-feira):
    .

    ” Por: Rafael Souza
    30/11/07 - 09h21
    InfoMoney
    .
    SO PAULO - Na manh desta sexta-feira (30), os contratos futuros dos principais ndices de aes norte-americanos negociados na Chicago Mercantile Exchange (CME), como o S&P 500 e o Nasdaq 100, indicam uma abertura em alta das bolsas dos EUA.
    .
    O otimismo dos investidores nesta sesso provm das declaraes do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, na ltima quinta-feira (29) que reforaram as expectativas de um novo corte na taxa bsica de juros norte-americana na prxima reunio do colegiado.”
    .
    Em relao ao texto, concordo com o Rubens… vivemos em 2007, o passado nos serve como fonte de dados, que para alguns, viram informao. Estamos em plena era da INFORMAO, dos meios de comunicao ONLINE, da banda larga via celular! Com tudo isso, so no se informa e no acompanha a onda quem no quer.
    .
    Concordo com a Soninha, o mai importante saber quando pular fora! E acho que comea com o que o Baio fala o tempo todo e que a maioria, includo eu, ainda no adotou 100%, no sen entra em um papel sem saber o quanto esta disposto a perder.
    .
    Isso no tbm no fcil! Pois vai da disciplina. No site do Baio tbm tem um texto muito bom sobre a disciplina. No adianta pensar em sair, mas na hora, achar que vai mudar a tendncia e permanecer. o que mais leio nesse site: ” colegas, o papel XXXX9 caiu muito e eu no vendi, o que fao?” exatamente isso que nodeveria acontecer.
    .
    Quanto BM&F! Quem pode prever? Pode cair devido pulverizao dos papeis,mas pelo mesmo moitivo tbm pode subir muito, vcs j pensaram em uma forma de ganhar com isso?
    .
    Bom dia e bons trades a todos.

  • 9
    carlos
    novembro 30, 2007 09:07

    Tb. concordo. As aes brasileiras no esto caras. Claro, que poder haver redues mais ainda assim ser pontual.
    Hoje nos temos petrleo! O lcool e temos reservas de US$183 bi. equivalentes nossa dvida externa, pela 1 vez na histria! E se pagarmos adiantado, teremos abatimento de quase 50%!
    Antes no! Qualquer crise l fora era um sufoco aqui!
    Quando o petroleo comear a jorrar, seremos um novo Pas! Uma nova Dubai!
    Abs.

  • 10
    Maurcio Katayama
    novembro 30, 2007 09:19

    Soninha, eu respeito muito o Bastter, aprendi muito com ele lendo seus artigos. Mas ele tem um foco um tanto diferente do meu e do seu: ele opta pela estratgia de comprar nas baixas e vender nas altas, enquanto ns optamos pela valorizao de longo prazo. So estratgias diferentes, e h pessoas bem sucedidas em ambos os casos.
    -
    Quem investe em boas empresas e opta pela estratgia Buy&Hold (Comprar e Reter) como o nosso caso costuma ser muito, mas muito bem recompensado. O Bastter aqui analisa a BM&F e a euforia de mercado atual com o episdio das tulipas da holanda e com fatos do passado recente da Bovespa. Mas, na minha opinio, a Bolsa no Brasil ainda tem muito espao pra crescer, especialmente agora que estamos s vsperas do Investment Grade. Diga-me, quantas pessoas conhecidas suas esto investindo na bolsa? Uma minoria, no ? Essa populao tende a crescer conforme a renda fixa for rendendo cada vez menos.
    -
    Eu particularmente ainda no decidi se vou segurar minhas BMEF3 ou se flipo tudo. Depende do prego de hoje.

  • 11
    Maurcio Katayama
    novembro 30, 2007 09:25

    Voltando a falar de estratgias… hoje pode ter certeza que muita gente vai querer comprar 9 aes pra fechar um lote inteiro.
    -
    Se tem algum aqui pensando em fazer isso, deixe-me perguntar uma coisa: por qu fechar um lote inteiro?
    -
    Normalmente a gente negocia no inteiro porque a liquidez maior q no fracionrio. Porm excepcionalmente hoje o fracionrio pode ser muito mais lquido que o inteiro.
    -
    Por isso, a menos que voc tenha corretagem grtis, pense bem se vale a pena mesmo pagar uma operao pra levar s 9 aes… s pra fechar um lote. Isso uma necessidade estratgica ou psicolgica? Ao meu ver, s vale a pena se o preo no inteiro bombar e no fracionrio ficar bem abaixo, a sim vale a pena - e tem que ser feito rpido. Seno, jogar corretagem fora.

  • 12
    Renato Soares
    novembro 30, 2007 09:32

    Bem, inicialmente um bom dia a tdos. Vejo com olhar crtico a situao a qual nos encontramos. Muitos especialistas no assunto falam sobre “marca histrica”, possibilidade de alcanar 70 mil pontos, enfim em boas perpectivas para o mercado; entretanto, outros, apenas enfatizam a verdade de uns anos atrs. Agora surge a pergunta: “EM QUAL LADO ME POSICIONAR?”. Bem, a posio neste ponto, trata de uma quantia relativa em $$$ dinheiro, onde cada um sabe onde “aperta seu sapato” se comprometendo a assumir o eventual risco, onde, por exemplo, hoje tenho 100.000 amanha nada tenho. Essa a diferena daquele que vive esperando rendimentos da poupana e do investidor da bolsa. As caracteristicas ousadas e muitas vezes desistimuladas podem render uma liquidez incomensurvel, pois houve ousadia. Ento o binomio OUSADIAxSORTE uma perfeio quando combinado. Ento, em relao a BM&F, tenho apenas uma posio, acho que houve muita procura por um papel forte, onde muitos estaro s especulando, mas o pote de ouro vir a longo prazo. Tem gente que pegou CPF at de desconhecido para garantir seu quinho, ento, aos mais experientes que tem 91 cotas pensem bem antes de vender e se venderem saibam que mais a frente os rendimentos podero ser mais liquidos! Um Abrao Renato Soares

  • 13
    Fernando
    novembro 30, 2007 09:39

    Gurus. Como fao para utilizar o Stop mvel. Ontem estava analisando a pgina da corretora e no consegui identificar. A propsito, por falar em euforia… ser que algum pode me informar a possibilidade da PETR3 para de cair. Eu sou prova de que a euforia pode levar a prejuzos, ento me ajudem por favor.

  • 14
    CJB
    novembro 30, 2007 10:12

    “Comunicado importante - BMEF3

    29 de Novembro de 2007

    Para a melhor formao de preo na abertura do lote fracionrio com aes da BM&F, informamos que nesta sexta-feira (30/11) o registro de ofertas de BMEF3F somente ser autorizado imediatamente aps a definio do preo do lote BMEF3 no leilo de abertura do mercado.

    As ordens de BMEF3F enviadas antes do encerramento do leilo de abertura de BMEF3 sero canceladas pela Bovespa com o motivo: FUNO PROIBIDA PELO ESTADO ATUAL DO PAPEL.

    Equipe BanifInvest”

  • 15
    Eduardo
    novembro 30, 2007 10:20

    Estava tentando fazer uma ordem de compra da BM&F para completar o lote do frcionrio, mas o HB da minha corretora esta fora do ar e os telefones da mesa esto ocupados…………..rsrsrsrsrs

  • 16
    Welton
    novembro 30, 2007 10:21

    Interessante CJB……….algum saberia explicar como funciona esse leilo de abertura? Nao entendi qual a prtica do negcio, o que diferencia esse leilo do prego normal?

  • 17
    CJB
    novembro 30, 2007 10:21

    Eduardo, leia o post do Mauricio 11! Pq completar um lote?!

  • 18
    Carol
    novembro 30, 2007 10:27

    algum sabe qual o valor de abertura?….to sem acessos… sempre assim…snif

  • 19
    Jean Carlos
    novembro 30, 2007 10:28

    Eta pr abertura demorada!

  • 20
    Carol
    novembro 30, 2007 10:29

    Quanto a completar o lote, acho que vale a pena para quem ker deixar para o longo prazo…ou seja, no vender por esses dias e conseguir completar para vender daki uns meses….

  • 21
    JR
    novembro 30, 2007 10:35

    o difcil hoje ser conseguir acessar o site das corretoras

  • 22
    Fernando
    novembro 30, 2007 10:41

    Porque este leilo t demorando tanto?

  • 23
    Giba
    novembro 30, 2007 10:42

    Algum tem ideia de como abriu bmef3? Se que abriu. Nao consigo acessar absolutamente nada. T tudo emperrado.

  • 24
    CJB
    novembro 30, 2007 10:45

    Enquanto BM&F no abre, IBOV +2,05%.

  • 25
    Jean Carlos
    novembro 30, 2007 10:46

    Pocha! No eram 15 minutos, j estamos com trs vezes isso e nada, a hora que sair o valor de abertura favor algum postar, por que ta tudo congestionado, hoje vai ser nervoso!

  • 26
    Carla
    novembro 30, 2007 10:48

    T em leilo ainda,
    Da ltima vez que consegui ver, o preo DO LEILO estava em torno de 25,00.

    Vamos aguardar a abertura….

  • 27
    Jean Carlos
    novembro 30, 2007 10:50

    Algum t acompanhando a CCIM3, ela chego a 8,12 dia 21/11 e de l pra ca parece que esta revertendo, dia 28/11 teve um grande volume, mestres M e M e Baio, vcs tem algum parecer sobre este ativo.

  • 28
    Jean Carlos
    novembro 30, 2007 10:52

    Por onde que vc acompanha o preo do leilo carla?

  • 29
    Eduardo
    novembro 30, 2007 10:52

    o cdigo da BM&F no fracionrio BMEF3F?

  • 30
    Fernando
    novembro 30, 2007 10:52

    O leilo ainda continua e o preo est em R$ 25,00.

  • 31
    Sampaio
    novembro 30, 2007 10:53

    No consigo ver nada !! o site easyinvest est lento, e caindo muito … concerteza o volume de acesso.. todos querendo acompanhar a BM&F…
    Mas entendo, que nestes momentos que o site tem q ser profissional, aguendar a sobrecarga e nos fornecer um servio profissional…

  • 32
    Sampaio
    novembro 30, 2007 10:54

    IH, Bovespa fora do AR … isso para ajudar agora … rs

  • 33
    Carla
    novembro 30, 2007 10:55

    Jean Carlos,

    Eu uso o broker do bradesco.

  • 34
    CJB
    novembro 30, 2007 10:56

    Eduardo, sim.
    No home broker, BI Desktop que em java, do Baninf consta Qtde compra 4.054.900 e para venda qtde 7.772.700 ! Mas nada de preo. Enquanto isso todos ativos que eu tenho listados esto em alta!

  • 35
    lelo
    novembro 30, 2007 10:56

    Quanto as Tulipas eu acredito que ainda estamos longem disso, a bolsa de SP movimenta apenas 0,5% das bolsas mundiais. E outra tenho vontade de ver a coisa caindo forte, as crises que passei at agora foram recuperadas muito rapidamente….

  • 36
    Sampaio
    novembro 30, 2007 10:56

    a bovespa tb no aguentou o acesso !! rs

  • 37
    william
    novembro 30, 2007 10:56

    PUTA-QUE-PARIU, NADA ABRE, BANIF TRAVADSSIMO
    DESCULPEM-ME O VOCABULRIO, MAS CERTAS HORAS SOMENTE CHINGANDO

  • 38
    Giba
    novembro 30, 2007 10:58

    nem mesmo a bovespa aguentou hoje. Alguem operando com telb4?

  • 39
    Sampaio
    novembro 30, 2007 11:01

    Como agora sou acionista da Bovespa, vou mandar embora o responsvel pela informatica deles … rs

  • 40
    CJB
    novembro 30, 2007 11:02

    Galera, nem tudo ta parado no! Os ativos esto em negcios, a telb4 agora esta a 0,37 com alta de 2,77%

  • 41
    Carla
    novembro 30, 2007 11:02

    Notcia do UOL:

    SO PAULO - Com cerca de 40 minutos de prego, nenhum negcio fora registrado com as aes da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BMF). O motivo: o excesso de ofertas causou lentido no Mega Bolsa, o sistema de negociao da Bolsa de Valores de So Paulo (Bovespa). De acordo com operadores, a Bolsa j verifica o problema.

    Corretores indicam que a demanda pelas aes da BMF superou a da Bovespa Holding, at ento a distribuio mais disputada pelas pessoas fsicas neste ano. O resultado desta demanda foi um reajuste no preo de emisso e uma elevada taxa de rateio.

    O investidor que teve prioridade de alocao, ou seja, no “flipou” nas quatro ofertas anteriores, conseguiu apenas 91 aes, ou seja, teve seu pedido de reserva, que oscilava entre R$ 5 mil no mnimo e R$ 300 mil na mxima, atendido em R$ 1.820.

    De acordo com matria do jornal Valor, a oferta teria registrado a participao de 284 mil CPFs, o que representa 91% da base ativa de investidores. Para ter noo de quanto isso, a oferta da Bovespa Holding atraiu 63,9 mil pessoas fsicas, maior participao por ora.

    Conforme o esperado, o preo de emisso foi fixado em R$ 20 por papel, teto da estimativa. Com isso, a distribuio secundria de 260.160.736 aes movimentou R$ 5,2 bilhes. O montante pode bater R$ 5,98 bilhes, caso seja exercido integralmente o lote suplementar de 15%. A BMF chega Bovespa com um valor de mercado da companhia de R$ 18 bilhes.

    Com o ingresso da BMF, a Bovespa registra, neste ano, 62 ofertas pblicas iniciais, que elevam para 153 o nmero de empresas que participam dos segmentos especiais de governana corporativa, sendo 90 no Novo Mercado, 20 no Nvel 2 e 43 no Nvel 1.

    (Eduardo Campos | Valor Online)

  • 42
    Jean Carlos
    novembro 30, 2007 11:02

    Por: Juliana Pall Farias
    30/11/07 - 11h52
    InfoMoney

    SO PAULO - Esperado com grande expectativa pelos investidores, o prego desta sexta-feira comeou marcado por instabilidades no sistema de negociao da Bovespa.

    Com isso, o envio de sinais est prejudicado e o leilo de abertura das aes da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) est atrasado. Diversas corretoras esto apresentando dificuldades tcnicas, sobretudo em seus sistemas de home broker.

    No h previso para a concluso do leilo de abertura das aes da BM&F, mas a ltima cotao no leilo marcava R$ 25,00, correspondendo a uma alta de 25% nos papis da bolsa de futuros

  • 43
    CJB
    novembro 30, 2007 11:03

    IBOV +2,01

  • 44
    Giba
    novembro 30, 2007 11:03

    Tenho certeza que o responsvel da TI informou que o sistema no ia aguentar, mas o pessoal da gerncia ordenou mandar bala assim mesmo

  • 45
    Giba
    novembro 30, 2007 11:05

    T tudo paradao sim… to tentando comprar telb4 desde que estava em 0,34 mas no consigo operar. O BB t completamente inoperante

  • 46
    Sampaio
    novembro 30, 2007 11:07

    toda essa atrapalhada: lentido nos home brokers, sistema da bolsa q no aguenta, demora na abertura, mostra q ainda temos muito q evoluir … independente do volume negociado … se querem ser profissionais, e cobram caro por isso, tem que fornecer um servio profissional … ou no entra no mercado.. enfim… este o BRASIL !

  • 47
    CJB
    novembro 30, 2007 11:11

    IBOV +2,31

  • 48
    Carla
    novembro 30, 2007 11:12

    Gente a Bovespa caiu. Digo o sistema deles

    Os negcios esto parados.

    Parece que o sistema comporta 25000 acessos simultaneos, e chegou a ter 250000 tentativas de acesso.

    O cara de TI t ferrado.

  • 49
    CJB
    novembro 30, 2007 11:13

    A vale5 +2,97%

  • 50
    Giba
    novembro 30, 2007 11:14

    IBOV +2,44
    TELB4 +5,55
    VALE5 +2,95
    BOVH3 +3,52

  • 51
    Klauss
    novembro 30, 2007 11:15

    Abriu BMEF3 +25%

  • 52
    CJB
    novembro 30, 2007 11:15

    Carla, os negcios esto acontencedo! Gente, eu to com o home do Baninf, que em Java, e garanto para vcs, os negcios esto acontecendo, so a BMEF3 esta parada.

  • 53
    Klauss
    novembro 30, 2007 11:17

    +27,5%

  • 54
    Sampaio
    novembro 30, 2007 11:19

    pessoal, no tem desculpa nem para a Bovespa, nem para os home brokers …
    Quando eu era responsvel por TI de um grande Banco, e o sistema caia, a mesa de operaes parava .. precisava inventar uma boa desculpa .. essa de volume no colava .. o que mais o Banco queria, e a Bovespa quer volume !! portanto, tem q estar preparada !! surpresa para algum o volume de acessos ?

  • 55
    Carla
    novembro 30, 2007 11:19

    Valeu, CJB.

  • 56
    Carla
    novembro 30, 2007 11:21

    Gente, BMEF abriu.

    agora 25,30

  • 57
    lelo
    novembro 30, 2007 11:22

    25,99 preo de abertura BMF

  • 58
    Maurcio Katayama
    novembro 30, 2007 11:23

    Abriu o fracionario agora. Como eu disse, tem um monte de BURRO comprando 9 acoes. S que o preo do fracionrio t mais alto que no lote inteiro. Ou seja, tao gastando corretagem pra comprar 9 acoes e vender lote inteiro mais barato que venderiam no fracionrio…. BURROS BURROS BURROS!

  • 59
    william
    novembro 30, 2007 11:29

    No BANIF tudo continua na mesma, nada de BMF;
    FAVOR QUEM TIVER INFORMAO DELA , PASS-LA

  • 60
    Glauber
    novembro 30, 2007 11:32

    MEU DEUS !!!!
    T TUDO PARADO !!!

  • 61
    CJB
    novembro 30, 2007 11:34

    willian, opero no Banif e ta normal! Cara atualiza o aquivo de ativos! Ta com + 28% agora.

  • 62
    Sampaio
    novembro 30, 2007 11:39

    BMEF3F 28,6%

  • 63
    Paulo Roberto
    novembro 30, 2007 11:41

    Companheiros de trade, preciso de ajuda!! Minha corretora (Ativa) no est contabilizando meu depsito para cobrir as aes da BMF e por isso me deixou com saldo negativo… Isso t me impedindo de operar e no posso comprar papel nenhum.. j liguei l e esto falando que problema de sistema por estar tudo congestionado, mas o depsito que eu efetuei foi ontm no incio da tarde. H alguma argumerntao que eu possa fazer, para que eles me liberem crdito para operar hoje, ou vcs acham que t fora mesmo do dia de hoje?? Help me!!!

  • 64
    william
    novembro 30, 2007 11:41

    CJB, no consigo nem abri-lo.
    sem acesso

  • 65
    Sampaio
    novembro 30, 2007 12:04

    Ih, pessoal, parece que o da Bovespa foi melhor !!!! na Bovespa, neste horrio, j tinha batido 50%…

  • 66
    Jeferson
    novembro 30, 2007 12:09

    Pessoal, caso em compre 209 no fracionario, vou poder vender ento 300 BMEF3 ou tem que ser no fracionario, desde j obrigado.

  • 67
    CJB
    novembro 30, 2007 12:23

    Esta perdendo fora! Mas neste horrio, acho que normal.

  • 68
    Paulo Roberto
    novembro 30, 2007 13:11

    Pessoal, realmente est perdendo fora!! Ser que ela abaixa de 25,00? ou vcs acreditam que deva subir e se manter entre 25,20 e 26,00?

  • 69
    william
    novembro 30, 2007 13:13

    Ai rapazeada,
    Ser que os “tubares” esto na moita, aguardando para ver o que acontece. Ver qual o valor real do papel, para depois entrar com tudo/
    O que vc acha CJB?

  • 70
    Marcio
    novembro 30, 2007 13:15

    Acho que daqui um pouco aparecem os “tubares” pq deu uma estabilizada. Ai eles vo entrar comprando.

  • 71
    william
    novembro 30, 2007 13:17

    Cara t “anormalmente’ devagar. Toda a bolsa est assim

  • 72
    william
    novembro 30, 2007 13:20

    Algum se lembra qual foi o n de negcios da BOVH3 na estria?

  • 73
    Andr
    novembro 30, 2007 13:23

    A hora de sair da festa, sempre em uma perda de LTA.

    Ficaria grato a quem me informasse o que quer dizer LTA, pois ainda no vi essa abreviatura.

  • 74
    Maurcio Katayama
    novembro 30, 2007 13:25

    LTA = Linha de Tendencia de Alta

  • 75
    Maurcio Katayama
    novembro 30, 2007 13:25

    As fases do investidor do IPO da BMEF3:
    -
    Antes da reserva: Vou comprar um notebook com essa IPO! Talvez com projetor!
    -
    Na reserva: Vou trocar o PDA… comprar aquele celular novo…
    -
    No rateio: Bom, acho que vai dar pra comprar um juicer Wallita…
    -
    Apos o rateio: Quem sabe um Playstation 2…
    -
    Na abertura: vou comprar umas camisas
    -
    Alguns pregoes depois: Moo, me v o nmero 3 com batata frita grande.

  • 76
    carla
    novembro 30, 2007 13:26

    Pessoal, qual o valor do BMEF agora?
    Porque no meu broker faz um tempo que est em 25,33
    isso mesmo?

  • 77
    william
    novembro 30, 2007 13:28

    Ai maurcioda
    Isso ainda vai dar uma viagem.
    Para onde eu ainda no sei, mas que vai ,vai

  • 78
    Marcio
    novembro 30, 2007 13:29

    25,00

  • 79
    CJB
    novembro 30, 2007 13:33

    Carla, R$25,01.
    Se vale para Intradeay, ta claramente formado uma LTB! Ea Mauricio, que c ta achando? Cara, essa do juicer Wallita foi tima!
    Eu to achando que vai ficar por ai mesmo, R$25,00, no grfico, R$26,00 ta servindo de resistncia.

  • 80
    Paulo Roberto
    novembro 30, 2007 13:33

    Maurcio, vc conseguiu traduzir com extrema veracidade os sentimentos da galera aqui do blog!!! o no minha gente??!! Que frustrao!!!

  • 81
    CJB
    novembro 30, 2007 13:38

    Eu tenho um colega, que em Fortaleza, e me ligou por volta das 10:30 de hj, falando que estava indo gastar o lucro do IPO no Beach! Quando eu falei para ele da situao, ele nem acreditou! As 11:30 me ligou novamente! Quando contei a situao, ele ja tava indo para a praia, o Beach ja tava descartado!!! KKKKKKKKK!

  • 82
    Paulo Roberto
    novembro 30, 2007 13:38

    Maurcio, CJB e galera… Vcs conhecem algum software bom para acompanhamento e estudos de grficos para a gente utilizar?? Eu t usando atualmente o AE Broadcast, mas queria saber se existe um to bom quanto esse, e que custe mais barato, pois esse eu vou ter que desembolsar uns R$ 152,00 por ms de assinatura. Algum conhece algum?!

  • 83
    CJB
    novembro 30, 2007 13:38

    corrgindo, esse colega esta de frias em Fortaleza…

  • 84
    Alexandre
    novembro 30, 2007 13:43

    Essa galera esta mto mal acostumada.hehehehe
    estao reclamando de 25% de alta

  • 85
    Welton
    novembro 30, 2007 13:47

    Boa Alexandre…rsrsrs
    Mas e ae pessoal? Esto mantendo suas posies ou zerando? Eu to comprado ainda, mas se alguem analisar o intraday e chegar um ponto de vendo, por favor avisem hein….rsrs

  • 86
    Maurcio Katayama
    novembro 30, 2007 13:48

    Eu nao reclamo de 25% de alta. Reclamo de 25% de alta em cima de 1,8k…
    -
    Na IPO da RDCD3 as acoes subiram 24%, s que entrei com um volume BEEEM maior.

  • 87
    Carol
    novembro 30, 2007 13:49

    at agora o shopinvest num abriu para mim…mas to de boa, acho q vou segurar…

  • 88
    CJB
    novembro 30, 2007 13:53

    Paulo Roberto,
    eu uso o Metastock, OFFLINE, mesmo (baixo os dados do site do Baio). Minha corretora disponibiliza um homeBroker, o BI Desktop, que roda em plataforma Java, que esta se superando! Hj mesmo, enquanto a maioria dos homes, via Browser estavam fora, esse java tava online, a conexo caiu algumas vezes, mas esteve ativo a maior parte do tempo. Com ele, por exemplo hj, eu estou conseguindo monitorar a BMEF3, inclusive no Intraday.

  • 89
    Welton
    novembro 30, 2007 13:55

    Cjb, qual sua corretora?

  • 90
    Andr
    novembro 30, 2007 13:55

    Galera, vcs deviam parar de se lamentar por causa da IPO da BM&F e se concentrar na do BB que voltada para investidores no institucionais, na de 2006 ganhei mais 100% 13 meses depois.

    OBS: s uma dica.

  • 91
    william
    novembro 30, 2007 13:57

    Ai galera,
    Os “caras” esto de fora , s nos observando.
    Para o intraday no vai dar(IR a 20%)

  • 92
    william
    novembro 30, 2007 13:58

    isso ai mauricio, 25% em cima de 91 aes, dose .

  • 93
    CJB
    novembro 30, 2007 14:04

    Welton,
    BANIFINVEST.

  • 94
    Paulo Roberto
    novembro 30, 2007 14:05

    CJB, esse software que vc falou (Metastock, OFFLINE) tb por assinatura?

  • 95
    CJB
    novembro 30, 2007 14:08

    Na verdade, pode ser por assinatura, ou melhor por licena paga, para quem quer usar a base deles ONLINE. No o meu caso, que s uso a base baixada no final do dia.

  • 96
    Jean Carlos
    novembro 30, 2007 14:08

    M e M, Baio, algum sabe me dizer o que houve com a USIM5, dia 27/11 estava sendo cotada a 125 e no outro dia fechou em 88, ou seja, -30%, por que isso?

  • 97
    william
    novembro 30, 2007 14:09

    Aqui no Rio , o tempo est nublado mas amanh acho que vai dar praia .
    ZZZZZZZZZZZZZZZ!!!

  • 98
    CJB
    novembro 30, 2007 14:10

    … base de dados diria, cortezia do Baio, diga-se de passagem.

  • 99
    william
    novembro 30, 2007 14:18

    Boa Jean, com essa dda BF, eu at tinha esquecido-me dessa da usiminas.
    M&M’ Baio , sabem dizer o que houve?

  • 100
    william
    novembro 30, 2007 14:19

    desculpa:
    ” Com essa da BMF, eu esqueci do que houve com a usiminas

  • 101
    Paulo Roberto
    novembro 30, 2007 14:20

    CJB entendi, mas eu estava procurando aqui na net e no consegui achar um site com link pra baixar esse software. Onde eu consigo?

  • 102
    Eduardo
    novembro 30, 2007 14:23

    A quanto est a BMEF3F, O MEU HB EST FORA DO AR.

  • 103
    Gleyre
    novembro 30, 2007 14:33

    BMEF3 R$24,95 +24,75%

    Pessoal

    Apesar do pouco valor em aes…s consegui usar 3 cpfs..rs.. ser que muito prematuro pensar em venda? Ou esperar eventual “tubares”??

  • 104
    Gleyre
    novembro 30, 2007 14:36

    Pros parceiros que esto com o site travado

    BMEF3 R$24,27 +21,35

  • 105
    Andr
    novembro 30, 2007 14:37

    BMEF3 est a 25,15, maior droga, deixei 20k reservado pra essa droga e s d 1,8k perdi de investir em toda a baixa da bov.

  • 106
    Eduardo
    novembro 30, 2007 14:41

    PESSOAL BMEF3F NO FRACIONRIO EST QUANTO?

  • 107
    Carol
    novembro 30, 2007 14:41

    q dio desses home brokers!! kero vender minha vivo q hj chegou a 10.70 e num consigo…urghhhhhhhh

  • 108
    william
    novembro 30, 2007 14:42

    Andr , acho que no foi s vc, no

  • 109
    william
    novembro 30, 2007 14:54

    Eduardo, 24,50

  • 110
    CJB
    novembro 30, 2007 14:58

    Srs. o grfico do intraday, assusta!

  • 111
    Eduardo
    novembro 30, 2007 15:04

    WILLIAM, VALEU!!!!!!!!!!

  • 112
    Eduardo
    novembro 30, 2007 15:06

    SER QUE A BMEF3 SOBE MAIS OU FICA POR AI MESMO?

  • 113
    Welton
    novembro 30, 2007 15:08

    CJB, como est o intraday? Tah pra despencar?

  • 114
    Giba
    novembro 30, 2007 15:09

    Jean e William,
    houve uma bonificao da Usiminas 2/1 tendo dia 28/11 como data ex, por isso a variao no preo. Mesmo assim, a empresa esta com pagamento de proventos j divulgado com data ex 22/12 eu acho. um pagamento de proventos bom, cerca de 1,00 por ao (sem deduo de imposto)

  • 115
    william
    novembro 30, 2007 15:16

    Valeu giba

  • 116
    Glauber
    novembro 30, 2007 15:24

    Que decepo essa BMEF3 !! Pelo travamento de toda manh….esperava muito mais

  • 117
    carlos
    novembro 30, 2007 15:40

    pessoal oq vcs axam de ETER3? indicadores mt bem configurados e em zona de suportao.. vale tarde?

  • 118
    CJB
    novembro 30, 2007 16:09

    Se no reverter a tendncia de baixa, formada desde as 12:00, Acho que vai fechar abaixo dos R$25,00! Mas intraday, vamos aguardar o fechamento.

  • 119
    CJB
    novembro 30, 2007 16:12

    Desde as 16:00, esta em um canal entre 24,50 e 25,00!

  • 120
    Glauber
    novembro 30, 2007 16:32

    T curioso com o Aftermarket…

  • 121
    Maurcio Katayama
    novembro 30, 2007 16:41

    Eu no sei quanto estratgia de vocs, mas eu vou segurar as BM&F pro prximo prego, mesmo que caia um pouco. Por qu? Porque a eu no sou considerado como flipper pela Bovespa e fico com a ficha limpa para os prximos IPOs. Sinceramente, sujar a ficha por causa de 440 reais (lucro obtido vendendo a +25%) no compensa… merreca…

  • 122
    CJB
    novembro 30, 2007 16:43

    Rompeu a resistncia dos R$25,00 agora!

  • 123
    CJB
    novembro 30, 2007 16:44

    Concordo com vc Mauricio, no vendo.

  • 124
    Glauber
    novembro 30, 2007 16:54

    Eu tambm penso assim Maurcio.

  • 125
    william
    novembro 30, 2007 17:01

    No acho uma boa , agora ELA subir “muito” (27,28,29..), pois todo mundo sairia vendendo.
    Acho mais negcio que ELA se sustente em 25, para no prximo pregao, ver se deslancha.
    Se os “tuba” caem dentro.Ai com agente (as cocorocas) comprados, tiraramos uma casquinha

  • 126
    william
    novembro 30, 2007 17:02

    PS.: “cocoroca” um peixe fuleiro que d aqui na baia da Guanabara

  • 127
    william
    novembro 30, 2007 17:06

    Ta vendo o que eu disse.
    Foi s subir um pouquinho, que neguinho vendeu.
    Assim o caminho para uma boa alta fica mais longo

  • 128
    CJB
    novembro 30, 2007 17:11

    Srs. ,
    acompanhar o intraday, foi um aprendizado, para mim. Algumas terorias da AT, se confirmaram. Vou tentar salvar esse grfico, em algum formato de imagem, e disponibilizo para os interessados.
    .
    Para se ter uma idia, nos 2 ltimos minutos, alguns desesperados derrubaram ainda mais o papel (vendendo abaixo de R$25,00!) que ja estava se confirmando como novo suporte!
    .
    Muito legal essa coisa da AT!

  • 129
    william
    novembro 30, 2007 17:20

    Vender abaixo de 25, p o cara comprou quanto?

  • 130
    Marc's
    novembro 30, 2007 17:40

    Jean Carlos,
    A USIMINAS, no dia 27/11, teve uma bonificao de 1 ao, para cada 2 posicionadas e depois o valor (de 2 aes), foi dividido por 3 (split). No final das contas deu tudo na mesma e agora com melhor liquidez.
    antes 2 aes a R$125,00 cada = R$ 250,00/3 = (split)
    depois 3 aes a R$ 83,333…cada = R$ 250,00 tb.
    A corretora leva de 3 a 5 dias teis para acertar a posio no HB. Abrs. ☺

  • 131
    mensalinho.com
    novembro 30, 2007 17:55

    Marc, eu tava na USIM5 desde o incio do ano. Adorei esse split !! :)

  • 132
    Marc's
    novembro 30, 2007 18:23

    Grande Mensalinho…
    Ainda tem R$ 1,50 por ao posicionada em 27 de dezembro. Vai ser bom esse presente de natal da USIMINAS. Abrs.

  • 133
    Marc's
    novembro 30, 2007 18:37

    M&M’B.
    Em 11.dez.07, haver possvel corte de 0,25/0,50 do FED.
    Com essa alta consecutiva de DJ e IBOV, j estaria sendo precificado esse possvel corte?

  • 134
    Ivan
    novembro 30, 2007 19:04

    OL, mais que IPO !!! Pessoal a vale5 est super recomendada, ser que tem folego p/ mais 3 subidas?? me parece muito tubaro vendendo petro para entrar na vale, comentrios ???

  • 135
    Rafael
    novembro 30, 2007 19:05

    Eu tambm segurei. Na verdade comprei mais nove aes pra completar as 100 e no precisar vender no fraciorio.

    Configurei um stopzinho em R$21 pra no levar ferro caso acontea alguma catstrofe… se bem que catstrofe com essa merrequinha tambm no o fim do mundo.

  • 136
    Soninha
    dezembro 1, 2007 14:18

    Mestre Katayama,

    permita-me continuar provocando seu dilogo com as tulipas. Conheo pouco ou nada de bolsa de valores, mas as tulipas tem tudo a ver com aes BOVESPA e aes e aes BMF. Ou no?

    O que e o que produzem as empresas das chamadas Blue Chips? Em geral coisas CONCRETAS. As small caps (das boas) tambm. So empresas do setor produtivo.

    Quando se transforma a negociao das aes de empresas concretas em aes, ou seja, o mercado em si vira a mercadoria, a as tulipas se encaixam perfeitamente. Ou no?

    Uma coisa eu comprar 100 aes da vale ou da petro. Outra eu comprar 100 aes da empresas que intermedia as negociaies que me fizeram comprar vale e/ou petro. Ou seja, nada. Comprar bov ou bmf comprar NADA.

    Falei besteira demais? Valeu a ateno!

  • 137
    Joaquim
    dezembro 1, 2007 16:42

    isso ai moada! Jogamos pedra no nosso prprio telhado.

    Joaquim

  • 138
    Lelo
    dezembro 1, 2007 17:49

    Sou totalmente novato no ramo, mas tem umas perguntas que aparecem aqui, que d at medo… Tem gente entrando no mercado de renda variavel sem ter a menor idia do que est fazendo… S porque assistiu alguma coisa na televiso. No estou criticando ningum, mas deveria ser obrigatrio a leitura dos itensdo menu no canto superior direto da tela, antes de comearem a tirar as duvidas no blog.

  • 139
    Welton
    dezembro 3, 2007 10:52

    Pessoal,
    A GGBR4 rompeu a resistencia entre 50~51 e com notcias recentes creio ajudar o papel para sustentar um movimento altista.
    Algum tem algum comentrio se est numa boa hora para o papel?

  • 140
    Eduardo
    dezembro 3, 2007 10:59

    TAMBM ESTOU INTERESSADO NA GGBR4. ALGUM PODERIA POSTAR ANLISE SOBRE O PAPEL?

    ONDE COLOCAR O STOP?

  • 141
    Otvio Augusto
    dezembro 3, 2007 11:19

    Bom dia pessoal!!!

    CJB, Baio, Maurcio e demais interessados…

    A respeito da nova oferta do BB, alguem tem uma posio??

  • 142
    Kodama
    dezembro 3, 2007 12:30

    Minha opinio sobre BB : No se meter em empresas administradas por petistas e sua base aliada.

    No caso da Petrobras vale uma das regras de Warren Buffet: invista em empresas que at um idiota seja capaz de administrar.

  • 143
    Luciano
    dezembro 3, 2007 13:53

    kodama…
    Pela sua experincia vc v alguma entrada para o LP?

  • 144
    Kodama
    dezembro 3, 2007 15:18

    Luciano,

    Acompanho poucos papeis e no arriscaria em nada at o impacto das Subprimes na Europa e USA ficar mais claro.

  • 145
    Domingos Neto
    dezembro 4, 2007 16:07

    A ECOD3 est subindo bem hoje. Mas o mais engraado que ela esta bem baixo na Banda de Bollinger e no IFR (na casa de 20).
    Ser que esta a to esperada reverso de tendncia desse papel?
    No final de novembro ela teve uma formao de martelo no papel e agora, comeo de dezembro, est em alta.
    Algum comentrio??
    Abrao

  • 146
    Marcio
    dezembro 4, 2007 16:53

    Onde encontro mais informaes sobre opes?

  • 147
    Marc's
    dezembro 4, 2007 17:12

    Maurcio,
    O q houve com a ECO hoje?
    ECOD3 R$7,80 +13,04%

  • 148
    Marc's
    dezembro 4, 2007 18:17

    Corrigindo,
    ECOD3 no after +15,21% - R$7,95

  • 149
    CJB
    dezembro 5, 2007 09:28

    PETR4 -
    .
    “Opep no altera produo e petrleo sobe forte nos mercados internacionais”.
    .
    Por: Rafael Souza
    05/12/07 - 09h50
    InfoMoney
    .
    AT (BB, IFR, ESTOCSTICO, LTA) indicando entrada para PETR4, mas no momento de IBOV incerto, ser que vale a pena arriscar entrada na PETR4 hj?

  • 150
    Welton
    dezembro 5, 2007 09:58

    Marc’s, vi isso sobre a ECOD3 ontem e amarguei ficar de fora, acompanho esse papel todo dia, mas ser que mesmo essa subida agressiva foi suficiente pra reverter a tendncia?

  • 151
    Domingos Neto
    dezembro 5, 2007 10:03

    Bom, Bovespa abre em leve alta agora…
    ECOD3, pelo baixo volume de negociao, ainda est estvel, cotada a R$ 8,00.

  • 152
    Domingos Neto
    dezembro 5, 2007 10:04

    J a VALE5 abriu com alta de 2,00%


Deixe seu comentário